Análise da percepção de estudantes universitários sobre a relação entre saúde planetária e alimentação sustentável


TCLE


*

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

 

Título: Análise da percepção de estudantes universitários sobre a relação entre saúde planetária e alimentação sustentável.

 

JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS:

 

Você está sendo convidado (a) a participar como voluntário (a) da pesquisa online: “Análise da percepção de estudantes universitários sobre a relação entre saúde planetária e alimentação sustentável”. O objetivo desse projeto é avaliar o conhecimento e interação dos alunos de uma faculdade de saúde sobre o tema Saúde Planetária, assim como os termos ligados a essa problemática. O (os) procedimento (s) de coleta de dados será da seguinte forma:

Será utilizado um questionário de modalidade online elaborado pelas pesquisadoras através da plataforma Google Forms, enviado aos participantes através de um link (COLOCAR LINK AQUI), divulgado através das redes sociais de comunicação da FPS, assim como por meio de vídeos e folders pelos grupos de mensagens de turmas da FPS, abordando informações relacionadas ao ambiente acadêmico, interesses pessoais e disposição para mudanças de padrões, como forma de avaliar a percepção dos estudantes sobre aspectos nutricionais, meio ambiente e sustentabilidade. Cada questão contendo cinco opções de respostas em escala hedônica ou no modelo transteórico, levando em média 15 minutos para ser respondido. Os participantes serão requisitados uma única vez.

 

DESCONFORTOS E RISCOS E BENEFÍCIOS:

 

Esta pesquisa pode gerar desconforto mínimo por cansaço ou tempo despendido por parte do responsável ao responder o questionário, sendo que se justifica pelo benefício através de uma maior conscientização a respeito do tema abordado. Será informado ao candidato o objetivo do estudo dando a ele a GARANTIA DE ESCLARECIMENTO, LIBERDADE DE RECUSA E GARANTIA DE SIGILO:


Você será esclarecido sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar e poderá recusar-se a participar, retirar o consentimento ou interromper a participação a qualquer momento. A participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar qualquer penalidade ou perda de benefícios.

Os pesquisadores irão tratar a identidade da entrevistada com padrões profissionais de sigilo. Não será identificado o nome ou o material que indique a participação sem a sua permissão. Uma via deste consentimento informado será arquivada junto com o pesquisador e outra será fornecida a você.

É de suma importância que seja guardada em seus arquivos uma cópia deste TCLE eletrônico para caso haja a necessidade de entrar em contato com os pesquisadores ou o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FPS.

 

CUSTOS DA PARTICIPAÇÃO, RESSARCIMENTO E INDENIZAÇÃO POR EVENTUAIS DANOS:

 

A participação no estudo não acarretará custos para você nem você receberá retorno financeiro pela participação.

Caso seja identificado algum sinal ou distúrbio clínico nutricional, serão encaminhados para acompanhamento com equipe especializada.

 

DECLARAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELA PARTICIPANTE:

 

Declaro que   fui   informada   (o)   dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada e esclareci minhas dúvidas.

 

Sei que em qualquer momento poderei solicitar novas informações e motivar minha decisão se assim o desejar. Os pesquisadores Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros, Lígia Barros Nunes, Marianny de Siqueira Vasconcelos, Gabriela Santos Pereira Lima, Júlia Roberta Cavalcante da Silva e Thuany Lacerda Medeiros certificaram-me de que todos os dados desta pesquisa serão confidenciais.

Também sei que caso existam gastos adicionais, estes serão absorvidos pelo orçamento da pesquisa e não terei nenhum custo com esta participação.

Em caso de dúvidas poderei ser esclarecido pelo pesquisador responsável: Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros através do telefone: (81) 98891-8552 ou endereço Rua do Encantamento 1752, apt 1503 – Casa Forte/Recife-PE ou e-mail: clarissa.barros@fps.edu.br.

 

       Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FPS, se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre esta pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP-FPS) que objetiva defender os interesses dos participantes, respeitando seus direitos e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa desde que atenda às condutas éticas. O CEP-FPS está situado na Faculdade Pernambucana de Saúde - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira. Telefone: 81.3312.7755 | E-mail: comite.etica@fps.edu.br

O CEP/FPS funciona de segunda a sexta - 8h30 às 11h30 | 14h às 16h30.

 

Este termo está sendo elaborado em duas vias, sendo que uma via ficará com você e outra será arquivada com os pesquisadores Responsáveis.

Li as informações acima e entendi o propósito do estudo. Ficaram claros para mim quais são procedimentos a serem realizados, riscos, benefícios e a garantia de esclarecimentos permanentes. Ficou claro também que a minha participação é isenta de despesas e que tenho garantia do acesso aos dados e de esclarecer minhas dúvidas a qualquer tempo. Entendo que meu nome não será publicado e toda tentativa será feita para assegurar o meu anonimato. Concordo voluntariamente em participar desta pesquisa e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo, sem penalidade ou prejuízo ou perda de qualquer benefício que eu possa ter adquirido. Quando houver armazenamento de amostras/biorrepositório, inserir:

Eu concordo em participar desta pesquisa e CONCORDO em ter minhas amostras armazenadas e utilizadas para uso em pesquisas futuras aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e para isto deverei assinar no futuro, um novo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, se eu concordar.



Escolha uma das seguintes respostas: