Vestibular 2016.1
Inscrições até 19 de novembro

Atenção estudantes aos horários, datas e locais das provas:

Provas: Medicina | 28 e 29 de novembro, das 15h às 19h
Provas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia | 29 de novembro, das 15h às 19h
Local das provas: Campus da Universidade Federal de Pernambuco

A FPS utiliza a mesma metodologia de ensino aplicada nas melhores universidades do mundo. Além disso conta com o IMIP como hospital de ensino para seus estudantes

Enfermagem

O que é Enfermagem

É a ciência e a arte de cuidar do ser humano individualmente, na família, em unidades hospitalares ou em comunidades. Esse atendimento acontece de forma integral e holística. O enfermeiro é responsável pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. O profissional trabalha em uma equipe multidisciplinar, seja com foco na atuação clínica, administrativa, ensino e pesquisa.

Campos de atuação do Enfermeiro

• Ambiente hospitalar (hospitais, postos de saúde, clínicas, ambulatórios)
• Atendimento domiciliar (home care)
• Perícias
• Educação (escolas, creches, cursos técnicos, graduação, pós, coordenação)

Duração do curso: 5 anos
Turno: tarde
Coordenação: Maria Cristina dos Santos Figueira, MSMI.

Farmácia

O que é Farmácia

A Farmácia é uma das mais antigas profissões da humanidade. É uma profissão a serviço do ser humano e tem por fim a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, individual e coletiva, utilizando-se principalmente dos seus conhecimentos em relação ao medicamento, com grande capacidade para ajudar a promover importantes transformações no setor. É esse profissional que realiza as pesquisas necessárias para desenvolver e controlar os medicamentos que serão utilizados pela sociedade. O Farmacêutico desenvolve suas atividades profissionais em diferentes áreas de atuação desde o planejamento, execução, supervisão e gestão de pessoas e negócios.

Campos de atuação do Farmacêutico

• Indústrias (produção de medicamentos e cosméticos)
• Laboratórios (análises clínicas)
• Saúde pública (assistência farmacêutica)
• Setor de Alimentos
• Medicina Legal (perícia e análises toxicológicas)
• Instituições científicas (pesquisas)

Duração do curso: 4 anos e meio
Turno: manhã
Coordenação: Flavia Morais, Dra.

Fisioterapia

O que é Fisioterapia

É uma ciência aplicada que tem como objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Através de recursos físicos, o Fisioterapeuta previne e trata da saúde, utilizando-se das estruturas e funções do corpo humano.

Campos de atuação do Fisioterapeuta

• Fisioterapia Clínica
• Saúde Coletiva
• Educação
• Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, de esportes ou acupuntura.

Turno: manhã
Coordenação: Doralice Gouveia, MSMI.

Medicina

O que é Medicina

É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, assim como com sensibilidade para escutar e compreender o sofrimento humano , o médico escuta, examina e acolhe o paciente. Faz diagnósticos, solicita exames quando necessário, prescreve medicamentos quando indicado, realiza cirurgias, assim como, contribui no planejamento para promoção da saúde da população.

Campos de atuação do Médico

• Estratégia Saúde da família
• Urgência e emergência
• Gestão
• Ensino e Pesquisa
• Clínica privada
• Auditoria médica
• Pericia médica

Duração do curso: 6 anos
Turno: integral
Coordenação: Taciana Duque, Dra.

Nutrição

O que é Nutrição

O objeto de estudo da nutrição é a relação do homem com os alimentos e como isso influencia na sua saúde. Essa ciência estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada pessoa em todas as fases da vida. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação. A partir de avaliação, o profissional define o melhor cardápio para cada pessoa. É importante que o indivíduo se submeta à avaliação desse profissional, já que o cardápio é desenvolvido para cada um e não deve ser seguido indiscriminadamente.

Campos de atuação do Nutricionista

• Nutrição Clínica
• Nutrição Social
• Alimentação Coletiva
• Docência
• Indústria de Alimentos
• Nutrição esportiva
• Marketing na Área de Alimentos

Turno: manhã
Coordenação: Fabricia Padilha, MSMI.

Psicologia

O que é Psicologia

É a profissão que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento dos fenômenos psicológicos que ocorrem com o indivíduo. Também são responsáveis pelo atendimento a famílias, organizações e comunidades. O psicólogo desenvolve ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo, pautado na visão integral e ética do ser humano.

Campos de atuação do Psicólogo

• Psicologia Clínica
• Psicologia Hospitalar
• Psicologia Organizacional (Seleção de pessoal, soluções para empresas)
• Educação (escolas, creches, universidades, orientação vocacional, docência, pesquisa)

Turno: manhã
Coordenação: Andréa Echeverria, MSMI.